quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Uso das tecnologias no currículo

Uma pessoa que a partir da Unidade 2 tive uma grande proximidade foi a minha colega Luciana. Fazemos parte da mesma área de ensino (Ciências Humanas) e por isso trocamos muitas idéias.
Nós, profissionais de Ciências Humanas, buscamos incansavelmente relacionar os conteúdos expressos em nossos currículos com a realidade de vida dos alunos e conseqüentemente da comunidade escolar. Entendemos que trabalhar os nossos temas sem relacionar com a realidade vivida seriam algo extremamente abstrato, pois nosso objeto de estudo está num plano extremamente intelectual e que nem sempre o aluno abstrai sozinho e estabelece as relações esperadas, especialmente quanto se trata de fatos que eles não tenham presenciado (História por exemplo).
Partilhando com a minha colega, ela apresentou-me um projeto numa dimensão de resgate da cidadania e tomada de consciência cultural que envolveu toda comunidade escolar. Chama-se: “NOVEMBRO-MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA-2009”. A atividade desenvolvida pela professora foi relacionada à educação cultura e cidadania. Foi feita uma abordagem sobre a origem da Cultura Afro-brasileira, mostrando a importância da identidade, da história e da cultura africana e que precisam ser trazidas à tona, para que não se naturalize mais em nossas escolas e em nossa sociedade, discriminações, preconceitos e violências que ferem todos os direitos dos seres humanos.
Para o desenvolvimento do projeto, a professora utilizou variados recursos tecnológicos como slides de imagens, pesquisa na Internet e vídeos. O que facilitou muito a aprendizagem dos alunos e até mesmo da comunidade escolar em geral.
Foi interessante perceber, pelo desenvolvimento das atividades, que há uma preocupação da professora em conscientizar a comunidade escolar de que, conhecendo a sua cultura e a sua origem se viverá com mais dignidade.
Então, que o educando tenha, de forma nítida na sua mente, que o conhecimento das características históricas de nossa cultura nos torna aptos ao exercício de forma consciente e responsável da cidadania. E isso foi muito bem explanado pela professora.

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