quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Contribuições das Tecnologias

Análise do projeto desenvolvido sobre o tema do “Estudante e Cidadania: Consciência Negra”.
Cada vez mais a Escola deve se preocupar em levar o aluno a ter uma formação volta para vida. Para isso torna-se imprescindível que o processo ensino aprendizagem proporcione ao aluno uma reflexão e uma pratica de cidadania, pois, só assim, o aluno se capacitará para exercer o seu direito de cidadão dentro da sociedade.
É importantíssima a realização de um ensino contextualizado e que vivencie os desafios do tempo presente, estando conectado aos fatos históricos relevantes que levaram a constituição da realidade e mentalidade atual. Valorizar e resgatar a memória social são questões primordiais que municiará os alunos na formação de sua consciência crítica.
A Reflexão sobre a Consciência Negra consiste em resgatar a cultura e a história dos descendentes afro-brasileiros. Analisando as nossas raízes históricas e culturais. Faz-se necessário também dar exemplos dos diversos preconceitos sofridos pelos negros da comunidade brasileira. E, ainda destacar a valorização gradativa do negro em nossa sociedade.
O projeto sobre a cultura afro-brasileira levou os alunos a desenvolverem a conscientização da importância da cultura de forma bem ampla, à medida que envolveu várias disciplinas no desenvolvimento do mesmo.
Quanto à participação das várias disciplinas na execução do projeto, foi possível e, de certa forma, fácil de ser realizada, já que o tema é amplo e deve ser trabalhado por toda a comunidade escolar.
Para a realização das atividades do projeto foram utilizados alguns recursos tecnológicos como vídeo, pesquisa na Internet, imagens pesquisadas no google imagem, impressão de textos, etc. A utilização de tais ferramentas foi primordial, pois tornou o estudo e a pesquisa mais interessante prendendo a atenção dos alunos que ficaram fascinados com os resultados obtidos.
Quanto ao resultado obtido foi surpreendente, pois se dar conta de que a nossa cultura é predominantemente de origem africana faz com que tenhamos um novo olhar sobre nós mesmos. Barreiras começam a cair. Preconceitos passam a ser compreendidos e evitados, especialmente com relação à origem colonial, que foi expresso pelo elemento europeu vinha aqui ao Brasil com intenção de explorar todos os recursos possíveis. Preconceitos esses que perduram até hoje sem se saber bem o motivo. Uma nova perspectiva se abre, o orgulho de ser brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário