quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O Vídeo na Sala de Aula

Por:
Luciana da Silva Barros Neves
Manoel Francisco Branco Neto
Rodrigo Alípio Carvalho do Nascimento

O vídeo é um recurso tecnológico que nós enquanto professores de diversas áreas apreciamos e sempre utilizamos nas nossas aulas, pois na nossa concepção, quando o aluno pode visualizar através de imagens, cenas animadas, enfim, tudo o que um bom filme pode oferecer, fica bem mais fácil o processo de ensino-aprendizagem.
O vídeo quando bem explorado é um recurso muito útil. Porém, o professor deve ter o cuidado de não exibir um vídeo (filme / documentário) simplesmente por exibir – passar o tempo – ele deve ter um objetivo específico a ser alcançado.
Quando nós fazemos uso do vídeo em nossas aulas, seja exibindo um filme, um documentário ou mesmo um programa da TV Escola, temos sempre o cuidado de fazê-lo para concluir o conteúdo que estamos trabalhando, pois percebemos que isso facilita a compreensão do que foi estudado, uma vez que todo o contexto histórico com seus inúmeros fatos e acontecimentos já foram abordados (desenvolvidos em outras atividades).
O resultado tem sido muito satisfatório, já que o conteúdo abordado está amadurecido, com isso os alunos têm condições de fazer o link entre o que estudaram e o que está sendo transmitido para eles.
Segue abaixo algumas atividades que temos explorado em nossas aulas com o uso do Vídeo:

Você assistiu ao filme “Romance”, uma adaptação de Tristão e Isolda que se desenrolou durante o período medieval. Da Idade Média até hoje, muitas mudanças ocorreram na estrutura da sociedade na qual estamos inseridos. Baseando-se nisso, faça um levantamento sobre a organização política, econômica, social e cultural da sociedade medieval abordando os seguintes aspectos:

• a organização familiar;
• a religiosidade;
• as camadas sociais e o papel de cada uma delas;
• imagens retratando toda a estrutura medieval (o feudo / os castelos / os templos religiosos como os mosteiros e as abadias / os nobres feudais / os camponeses e o clero).

PROJETO
O LÚDICO NA SALA DE AULA

APRESENTAÇÃO:
O presente projeto tem como objetivo levar o aluno a pensar criticamente a sociedade em que está inserido e para ajudá-lo nesse sentido pretende-se usar recursos didáticos variados como filmes, textos complementares, trabalhos em grupo, resolução de caça-palavras, palavras cruzadas e exercícios variados.
Os recursos acima expostos estarão relacionados aos conteúdos trabalhados na disciplina (História) e a conhecimentos gerais, levando o aluno a desenvolver o raciocínio, a concentração e contribuindo para um melhor desempenho cognitivo.

JUSTIFICATIVA:
Partindo do pressuposto que a carga horária de História ser muito pequena e ultimamente vir sofrendo mais reduções na grade curricular, e a necessidade de o educando estar em contato com recursos didáticos variados para uma melhor aquisição de aprendizagem ser extremamente relevante, esse projeto visa ao enriquecimento intelectual do aluno através de uma carga horária extra na área de História, onde o professor utilizará recursos variados como filmes, leitura e debates de textos complementares e documentos históricos, caça-palavras, etc. enfim, utilizando-se de atividades lúdicas e, através destas, enriquecer o universo cultural dos educandos levando-os a pensar criticamente a sua realidade social.
As atividades acima apresentadas estarão voltadas ora para os conteúdos formais (História), ora para conhecimentos gerais, visando facilitar a aquisição de novos conhecimentos.

OBJETIVOS:
♣ Desenvolver o pensamento crítico;
♣ Produzir textos e relatórios sobre os filmes assistidos;
♣ Ler, interpretar e responder questões relacionadas a textos complementares e/ou documentos históricos;
♣ Ilustrar os filmes assistidos;
♣ Ilustrar os temas trabalhados;
♣ Montar murais em sala de aula sobre os conteúdos trabalhados na aula de História;
♣ Confeccionar cartazes relacionados aos temas trabalhados;
♣ Desenvolver a concentração e o raciocínio lógico através da resolução de caça-palavras, cruzadinhas e criptogramas que envolvam conhecimentos gerais;
♣ Identificar nos filmes exibidos os aspectos relacionados ao contexto histórico como época, vestimentas, costumes, etc.;
♣ Identificar nos filmes exibidos o fato histórico trabalhado;

METODOLOGIA:

♣ Produção de textos e relatórios;
♣ Leitura e interpretação de textos complementares e de documentos históricos;
♣ Exibição de filmes;
♣ Montagem de murais;
♣ Confecção de cartazes;
♣ Resolução de caça-palavras, cruzadinhas e criptogramas;

BIBLIOGRAFIA:
Livros didáticos
Jornais
Revistas
Revistas Coquetel
Filmes
Textos complementares
Documentos históricos

Nenhum comentário:

Postar um comentário