quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Plano de Aula Re-elaborado

A Cultura Afro-Brasileira: a cultura de todos nós.
Público alvo: Alunos do Ensino Médio.
Disciplina: História
Assunto: Cultura Afro-brasileira.
Componentes Curriculares:
 Brasil Colônia
 Escravidão x Liberdade
 Cultura Afro-brasileira
 Pré-conceito racial
Duração das atividades: 6 a 8 aulas.
Objetivo: Iniciar o debate sobre História e Cultura Africana e Afro-brasileira com alunos, professores e funcionários, ampliando o olhar dos atores da escola para a desnaturalização dos preconceitos étnicos;
Recursos:
• Texto impresso
• Laboratório da Escola
• Internet:
Vídeos do YouTube
• Tv e Datashow
• Laptop
• Aparelhagem de Som
Desenvolvimento:
1- Os alunos, divididos em grupos, utilizarão a Internet para acessar os seguintes endereços eletrônicos:
a) Exibição do vídeo: “A construção da Igualdade”:
Parte 1: (http://www.youtube.com/watch?v=EudrnPPAlqk), e;
Parte 2: (http://www.youtube.com/watch?v=F5XaRwBjj48&feature=related)
b) Elaboração de relatório destacando os aspectos históricos, culturais e econômicos;
c) Exibição do vídeo: “O que o cabelo fez para ser chamado de ruim”.
Vídeo: (http://www.youtube.com/watch?v=R9sKbho1BQM
d) Debate dos grupos mediado pelo professor com apresentação dos relatórios destacando os seguintes tópicos:
 Analise com os alunos sobre os aspectos históricos, culturais da cultura Afro-brasileira;
 Análise acerca da resistência do negro com relação à escravidão – aspectos religiosos.
 A questão do preconceito do passado aos dias de hoje.
2 – Aprofundamento do estudo.
 Pesquisa na Internet a respeito de alguns povos africanos que foram trazidos como escravos para o Brasil;
3 – Momento de expressão e divulgação das idéias.
 Montagem de um mural usando imagens impressas do google imagem (Cultura Afro-brasileira).
4 - Vides e links complementares:
Café com Leite (água e azeite?) - Documentário : links
http://www.youtube.com/watch?v=375sS13XAT0 - parte 1 (4:48 min.)
http://www.youtube.com/watch?v=2zGX0Ekayvw&feature=related - parte 2 ( 5:15 min.)
http://www.youtube.com/watch?v=1hX26f2cSUc&feature=related - parte 3 ( 5:23 min.)
http://www.youtube.com/watch?v=yqk_bF76BhI&feature=related - parte 4 ( 6:15 min.)
http://www.youtube.com/watch?v=uWLGA_joVnw&feature=related - parte 5 ( 5:24 min.)
http://www.youtube.com/watch?v=k53iMb_tvkw&feature=related - parte 6 ( 4:56 min.)

Visita aos links : Racismo e discriminação
http://www.publitv.com/videos/amnesty_international/3277
http://www.publitv.com/videos/johnnie_walker/3325
http://www.publitv.com/videos/sos_racismo/832
http://www.publitv.com/videos/caritas/381

Quando o crioulo dança :
http://www.youtube.com/view_play_list?p=24855D6CE97983B0&search_query=quando+o+crioulo+dan%C3%A7a

Vários documentários da Discovery para baixar:
http://www.pfilosofia.xpg.com.br/04_miscelanea/04_16_video/video11.htm

O que se espera dos alunos:
 Espera-se que ao final do desenvolvimento da atividade o aluno tenha construído a conscientização de que um grande número de brasileiros descendem de africanos, daí a necessidade de se conhecer a cultura afro-brasileira: enaltecendo-a e respeitando-a, isentando-se de qualquer tipo de preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário