quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Projeto para 2010

Direito a voto: importante passo para a conquista da cidadania

POR:
Luciana da Silva Barros Neves
Manoel Francisco Branco Neto
Vania B. Campos.

COLÉGIOS ENVOLVIDOS
Escola Estadual Agrícola Casimiro de Abreu
Colégio Estadual Casimiro de Abreu
CES Professora Maria Dias

PÚBLICO-ALVO:
Séries: 9º ano do Ensino Fundamental
Ensino Médio
EJA

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Áreas Integradas: História, Língua Portuguesa e Literatura.

JUSTIFICATIVA:
Cada vez mais a Escola deve se preocupar em levar o aluno a ter uma formação volta para vida. Para isso torna-se imprescindível que o processo ensino aprendizagem proporcione ao aluno uma reflexão e uma pratica de cidadania, pois, só assim, o aluno se capacitará para exercer o seu direito de cidadão dentro da sociedade.
É imprescindível a realização de um ensino contextualizado e vivenciando os desafios do tempo presente, estando conectado aos fatos históricos relevantes que levaram a constituição da realidade e mentalidade atual. Valorizar e resgatar a memória social são questões primordiais que municiará os alunos na formação de sua consciência crítica.
Encarar a cidadania e identificar a sua dimensão social significa assumir-se como sujeito histórico e agente transformador social. Devemos combater a alienação política e desmistificar toda a ação que leva a isso. Como uma pessoa pode pensar que deve retribuir com seu voto a ajuda que recebeu de um candidato. Muitos consideram isso uma atitude natural. O voto é de propriedade individual, por tanto pessoal. É uma ação cívica, é intransferível, e não é uma mercadoria. É um instrumento de renovação social. O “voto de cabresto” não deve existir mais, a pessoa deve ter liberdade de escolher seus representes junto ao Poder Público.

OBJETIVOS:
Levar o aluno a refletir sobre “CIDADANIA” e qualidade de vida, interagindo com seu semelhante, através de pesquisas, estudos, apresentação de trabalhos áudio visuais e debate com a intenção de levar o aluno a conhecer: conceito de eleição, história do voto no Brasil, sufrágio universal, urnas eletrônicas, tipos de votos e espécie de voto.
Ressaltar a importância da democracia representativa como sendo uma forma de organização da sociedade em que se funda na escolha de pessoas que devem representar os anseios dos cidadãos nos diversos âmbitos da vida público-administrativa, buscando realizar as verdadeiras necessidades da sociedade e não de pessoas ou elites que venham ser favorecidas em detrimento do bem comum.
Combater a alienação política, a corrupção, a prepotência, arrogância, a compra de votos e todos os que se dizem políticos, mas praticam estes atos ilegais, antiéticos e imorais.
Despertar nos alunos os valores humanos mais profundos como: solidariedade, fraternidade, honestidade, companheirismo, sensibilidade, justiça, que são de extrema importância para a crença num bem estar social e numa sociedade sem “pré-conceitos” sociais, raciais, culturais e religiosos. Idéias essas que são colocadas de lado nesta realidade que cada vez mais tem se tornado: violenta, discriminatória, com um acelerado crescimento das atividades que geram diferenças sociais.
Explorar o senso crítico através da análise da relação entre a realidade vivenciada e o contexto histórico.
Levar o aluno a refletir e perceber a real importância de seu voto.
Identificar características do gênero discursivo/ argumentativo, e o poder de persuasão que os candidatos têm.
Conhecer as propostas dos candidatos a Presidente do Brasil para que, refletindo, sobre as mesmas, possa os estudantes ter um bom discernimento no momento de escolher o seu candidato.

METODOLOGIA:
Para desenvolver o tema proposto será fundamental a participação e o comprometimento dos professores, alunos, direção e a colaboração do pessoal de apoio das escolas envolvidas.
Serão feitas as seguintes etapas:
Discussão com os professores participantes para apresentação do projeto e da atividade a ser desenvolvida.
Atividades de grupo com alunos, motivadas por letras de músicas, paródias, artigos de revistas, de jornais, como charges, e/ou filmes que ajudem abordar questões da realidade diária dos alunos.
Pesquisa na Internet sobre os seguintes temas:
Conceito de eleição: votação, sistema de votação e o voto de sua origem.
A história do voto no Brasil: década de 30/60/70, “Diretas já”, Verticalização das coligações, capacidade ou franquia eleitoral, alistamento e justiça eleitoral, capacidade eleitoral passiva.
Entrevista com pessoas idosas
Sufrágio universal.
Urnas eletrônicas.
Tipos de votos: Censitário, masculino, do alfabetizado e voto feminino.
Espécie de voto: voto aberto ou secreto, voto singular ou plural, majoritário proporcional.
Digitação do que foi pesquisado.
Criação de charges.
Produção de paródia.
Exibição do vídeo série cidadania vol III educação e política.
Confecção de um livro informativo com o que foi pesquisado.
Simulação de uma eleição utilizando um programa de urna eletrônica.

RECURSOS UTILIZADOS
DVD
Internet
Computador (Laboratório de Informática)
Datashow
Aparelho de som.
Gravador
Urna Eletrônica
Produção de um Jornal e Rádio para publicação dos trabalhos e resultados.

CARGA HORÁRIA NECESSÁRIA
Ensino Fundamental
9º Ano – 30 h aulas.
EJA (6º ao 9º ano) – 20 h aulas.
Ensino Médio
1º ao 3º - 20 h aulas.

EXECUÇÃO DA ATIVIDADE
Será realizado ao longo do 3º bimestre de 2010.

AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado a partir dos seguintes critérios:
• Interesse;
• Participação nas aulas;
• Autonomia;
• Comportamento;
• Interação e socialização nas atividades em grupo;
• Desempenho individual com relação à realização das atividades, capacidade de identificar as informações necessárias para a produção de conhecimento durante as atividades de pesquisa e no processo como um todo.

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