Por:
Luciana da Silva Barros Neves
Manoel Francisco Branco Neto
Vânia B. Campos
Escola Estadual Professor Souza
Colégio Estadual Casimiro de Abreu
Disciplina: Áreas Integradas
Séries: 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Ensino Médio
EJA
Componentes curriculares:
• História
• Geografia
• Língua Portuguesa
• Artes
• Inglês
• Matemática
• Ciências Físicas e Biológicas
• Educação Física
Duração das atividades – Mês de novembro
Recursos e Mídias Digitais a serem utilizados:
DVD
Televisão
Computador
Internet
Datashow
Objetivos:
● Iniciar o debate sobre História e Cultura Africana e Afro-brasileira com professores/as, funcionários/as e alunos/as;
● Ampliar o olhar dos atores da escola para a desnaturalização dos preconceitos étnicos;
● Implantar, na E.E.professor Souza e no Colégio Estadual Casimiro de Abreu o cuidado constante com a diversidade étnica e suas implicações educacionais, sociais e culturais.
Desenvolvimento das atividades:
A atividade será implementada com todos/as os atores das Unidades Educacionais acima citadas.
● Professores - Reunião Pedagógica e cotidianamente nos intervalos das aulas na
escola.
● Com os/as alunos/as - Será implementado em sala de aula, pelos/as professores/as.
● Com os/as funcionários/as – Será implementado pela direção e pela coordenação
Pedagógica, em encontros semanais.
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES:
►ATIVIDADE 1- “VISTA MINHA PELE” (VÍDEO).
● Debate :
-Quais são as personagens principais do vídeo?
-Do que fala o vídeo? Por que este título?
-Qual a sua opinião sobre o tema? E sobre o filme?
● Questionário: Sua escola é racista? (Rosa Margarida)
► ATIVIDADE 2- TRABALHO INTERDISCIPLINAR.
● Geografia:
-Localização e geografia do continente africano.
“África de A a Z” ( vídeo-)
Mapas
● História:
-História (anterior ä colonização), colonização, diáspora africana e independência.
-A construção histórica do racismo.
● Língua Portuguesa:
-Palavras africanas na nossa língua,
-Países em que se fala a Língua Portuguesa,
-Histórias, contos, poemas africanos ou de origem africana ou afro-brasileira.
-Para trabalhar os conteúdos do bimestre, utilizar textos e imagens africanas ou afro-descendentes.
-Trabalhar letras de música de compositores/as negros/as brasileiros/as. Trabalhar os conteúdos dentro do texto.
-Leitura de livros com histórias de origem negra ou de escritores afro-descendentes, à escolha dos alunos/as, (estando disponibilizados na Biblioteca Olívio Osório).
● Artes:
- Arte e cultura africana e afro-brasileira.
- Artistas negros/as do município de Casimiro de Abreu.
● Matemática:
-Origem da matemática,
-Porcentagem (a partir de textos que retratem os nºs da discriminação no Brasil)
● Ciências Físicas e Biológicas:
-Doenças que acometem mais as pessoas de pele branca e/ou as pessoas de pele negra.
●Língua Estrangeira – Inglês:
-Línguas faladas no Continente Africano.
-Em quantos e quais países deste continente, se fala o inglês.
● E.Física:
-Atletas negros/as que se destacaram no esporte nacional e municipal.
METODOLOGIA:
Pesquisa na Internet
Exibição de filmes usando o datashow da escola
Digitação do que foi pesquisado
Impressão do que foi digitado
Confecção de slides sobre a cultura afro-brasileira (Laboratório de Informática)
Montagem de mural sobre a cultura afro
SUGESTÃO DE FILMES:
-VISTA MINHA PELE-
-OLHOS AZUIS
-ÁFRICA DE A a Z.
-ABOLIÇÃO
-A COR PÚRPURA (901 e EJA)
-VÍDEOS DA TV ESCOLA
-QUANDO O CRIOULO DANÇA
-ABDIAS NASCIMENTO
-PAULINHO DA VIOLA-MEU TEMPO É HOJE
BIBLIOGRAFIA:
-Doenças que mais acometem as mulheres negras.
-Gênero e Diversidade na Escola
-Almanaque Afro-pedagógico
AVALIAÇÃO:
Espera-se que ao final do desenvolvimento da atividade o aluno tenha construído a conscientização de que um grande número de brasileiros descende de africanos, daí a necessidade de se conhecer a cultura afro-brasileira: enaltecendo-a e respeitando-a, isentando-se de qualquer tipo de preconceito.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário