quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Planejando uma atividade usando mídias digitais

Por:
Luciana da Silva Barros Neves
Manoel Francisco Branco Neto
Vânia B. Campos

Escola Estadual Professor Souza
Colégio Estadual Casimiro de Abreu
Disciplina: Áreas Integradas
Séries: 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Ensino Médio
EJA

Componentes curriculares:
• História
• Geografia
• Língua Portuguesa
• Artes
• Inglês
• Matemática
• Ciências Físicas e Biológicas
• Educação Física

Duração das atividades – Mês de novembro

Recursos e Mídias Digitais a serem utilizados:

DVD
Televisão
Computador
Internet
Datashow

Objetivos:

● Iniciar o debate sobre História e Cultura Africana e Afro-brasileira com professores/as, funcionários/as e alunos/as;

● Ampliar o olhar dos atores da escola para a desnaturalização dos preconceitos étnicos;

● Implantar, na E.E.professor Souza e no Colégio Estadual Casimiro de Abreu o cuidado constante com a diversidade étnica e suas implicações educacionais, sociais e culturais.

Desenvolvimento das atividades:

A atividade será implementada com todos/as os atores das Unidades Educacionais acima citadas.

● Professores - Reunião Pedagógica e cotidianamente nos intervalos das aulas na
escola.

● Com os/as alunos/as - Será implementado em sala de aula, pelos/as professores/as.

● Com os/as funcionários/as – Será implementado pela direção e pela coordenação
Pedagógica, em encontros semanais.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES:


►ATIVIDADE 1- “VISTA MINHA PELE” (VÍDEO).

● Debate :

-Quais são as personagens principais do vídeo?
-Do que fala o vídeo? Por que este título?
-Qual a sua opinião sobre o tema? E sobre o filme?

● Questionário: Sua escola é racista? (Rosa Margarida)


► ATIVIDADE 2- TRABALHO INTERDISCIPLINAR.

● Geografia:

-Localização e geografia do continente africano.
“África de A a Z” ( vídeo-)
Mapas

● História:

-História (anterior ä colonização), colonização, diáspora africana e independência.
-A construção histórica do racismo.

● Língua Portuguesa:

-Palavras africanas na nossa língua,
-Países em que se fala a Língua Portuguesa,
-Histórias, contos, poemas africanos ou de origem africana ou afro-brasileira.
-Para trabalhar os conteúdos do bimestre, utilizar textos e imagens africanas ou afro-descendentes.
-Trabalhar letras de música de compositores/as negros/as brasileiros/as. Trabalhar os conteúdos dentro do texto.
-Leitura de livros com histórias de origem negra ou de escritores afro-descendentes, à escolha dos alunos/as, (estando disponibilizados na Biblioteca Olívio Osório).

● Artes:

- Arte e cultura africana e afro-brasileira.
- Artistas negros/as do município de Casimiro de Abreu.

● Matemática:

-Origem da matemática,
-Porcentagem (a partir de textos que retratem os nºs da discriminação no Brasil)

● Ciências Físicas e Biológicas:

-Doenças que acometem mais as pessoas de pele branca e/ou as pessoas de pele negra.

●Língua Estrangeira – Inglês:

-Línguas faladas no Continente Africano.
-Em quantos e quais países deste continente, se fala o inglês.

● E.Física:

-Atletas negros/as que se destacaram no esporte nacional e municipal.

METODOLOGIA:

Pesquisa na Internet
Exibição de filmes usando o datashow da escola
Digitação do que foi pesquisado
Impressão do que foi digitado
Confecção de slides sobre a cultura afro-brasileira (Laboratório de Informática)
Montagem de mural sobre a cultura afro


SUGESTÃO DE FILMES:

-VISTA MINHA PELE-
-OLHOS AZUIS
-ÁFRICA DE A a Z.
-ABOLIÇÃO
-A COR PÚRPURA (901 e EJA)
-VÍDEOS DA TV ESCOLA
-QUANDO O CRIOULO DANÇA
-ABDIAS NASCIMENTO
-PAULINHO DA VIOLA-MEU TEMPO É HOJE


BIBLIOGRAFIA:

-Doenças que mais acometem as mulheres negras.
-Gênero e Diversidade na Escola
-Almanaque Afro-pedagógico


AVALIAÇÃO:

Espera-se que ao final do desenvolvimento da atividade o aluno tenha construído a conscientização de que um grande número de brasileiros descende de africanos, daí a necessidade de se conhecer a cultura afro-brasileira: enaltecendo-a e respeitando-a, isentando-se de qualquer tipo de preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário