quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Currículo, projetos e tecnologia.

Identificação de mudanças

Respondendo as reflexões propostas na atividade 4.1

1- Será que, usando computadores e Internet nas atividades escolares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?

Resposta: Não, haverá uma grande mudança. Seriam muitos motivos a serem apresentados, mas nos prenderemos a alguns. Termos aulas preparadas nos computadores, além de ser pratico e bem mais interessante, nos proporciona um leque de opções que podem enriquecer a aula de uma maneira muito mais fascinante. Informações complementares encontradas na Internet, pesquisar instantâneas resultantes de questionamentos elaborados pelos próprios alunos. Projeção com Datashow, pesquisa na Internet e a exposição dialogada dos conteúdos leva as aulas ao nível de primeiro mundo.

2- Será que haverá mudança em nossa atuação docente?

Hoje, depois de tantos cursos que fiz, posso afirmar, que não dá mais para pensar uma aula sem usar a tecnologia. Temos que assumir essa nova realidade e não ter medo de mudar a nossa atuação docente. A sociedade está mudando, aliás, bem mais rapto do que nós. A escola tem que assumir essas mudanças e o professor tem que ser um protagonista.

3- O que mudará na aprendizagem do aluno?

Creio que o aluno é quem ganha mais com as mudanças, pois as tecnologias apresentam um fascínio, são interessantes, transformam a vida mais ágil, o que é muito bom. Entretanto as tecnologias apresentam também um outro aspecto, podem ser usadas como ferramentas de aprendizagem. E o que deve mudar na aprendizagem, é que o aluno terá uma grande motivação para estudar, acreditando mais na sua capacidade e criatividade. Enfim, aprendendo.
4- Que novos aspectos vão requerer mais atenção de nossa parte/

O professor deve estar atento para que haja realmente o processo ensino-aprendizagem. É relevante o papel do professor como o agente que irá conduzir tal processo.
Enfim, é preciso que o professor esteja atento e direcione seu trabalho, pois num universo tão rico de informações o aluno poderá perder-se ou desviar-se do objetivo inicial. Usar a tecnologia por utilizar não é viável, é preciso que a mesma esteja voltada ao objetivo educacional, o processo ensino-aprendizagem.

5- Podemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Com certeza, e são muitas. Vai depender do interesse professor e a sua vontade de lidar com as tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário