terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O que é hipertexto segundo você e outros autores?

O hipertexto é um texto multidimensional com links que a partir de um clic do mouse nos remetem à outra janela ou outra parte na mesma página com explicações e/ou mais informações acerca do assunto linkado.
O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto)
Ana Elisa em 1996 realizou uma pesquisa sobre hipertextos e no seu trabalho respaldada em Vannevar Bush e Theodore Nelson, diz que o hipertexto é um modelo de pensamento, um modelo de funcionamento da mente onde as mensagens são transmitidas para além do texto e não apenas no meio digital, ocorre leitura, processamento mental da escrita e do texto. Onde os itens de informações não são ligados linearmente e sim por conjuntos de conexões.
“O trabalho com hipertextos permite trabalharmos de duas formas complementares: forma usuário e a forma autor. Na forma usuário, utiliza-se a navegação entre os nós e links do documento, numa interação autônoma - o leitor constrói o seu texto à medida que forma seqüências diferenciadas conforme seu interesse. Ele decide a navegação que faz no hipertexto. Na forma autor, cria-se uma rede semântica entre as informações do hipertexto e os elementos midiáticos que o amplificam. Em ambas as formas, a lógica da exploração do documento se dá pela não linearidade”.
http://www.pedagobrasil.com.br/pedagogia/hipertextonaeducacao.htm
O hipertexto é um dos principais recursos que pode ser usado em texto na educação. Ele possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. Como foi observada na citação anterior a forma de se trabalhar o hipertexto, que oportuniza um aprofundamento e ilustração seja no trabalho com alunos ou qualquer atividade educativa. Tornando o estuda e a pesquisa algo mais interessante e atraente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário